quarta-feira, 16 de março de 2011

Formas de resistência - A morte

A violência legal e sistematicamente utilizada pelos senhores como meio de submeter o escravo, gerava o medo, mas também a revolta e formas de resistência por parte dos escravos submetidos a tais castigos cruéis.

A reacção do escravo assumiu várias formas.

O aborto foi frequentemente provocado pelas escravas para não verem os seus filhos na mesma situação de vida e também como meio de prejudicar o senhor, sempre interessado no aumento do número de escravos.

O suicídio era uma forma do escravo se libertar das condições desumanas em que vivia.  O suicídio estava geralmente ligado a um momento de medo ou impasse em que o escravo se via indefeso diante da repressão do senhor, sendo comum os escravos matarem-se após terem agredido ou matado um senhor.

3 comentários:

  1. A escravatura é algo desumano, que vai contra os direitos de cada indivíduo. Eram eles que arcavam com todo o trabalho mais duro e caso não fizessem eram castigados. Era uma vida dura e de sofrimento, por isso o aborto era frequente pelas escravas. Abdicavam da vida dos seus filhos, abortando para que estes não sofressem o mesmo que os pais. Ser escravo era tentar sobreviver.
    J-Márcia

    ResponderExcluir
  2. As escravas abortavam para não ver os seus filhos sofrerem o mesmo que elas sofriam. E, por vezes, os escravos matavam-se para acabaram com a tortura.
    J-Márcia

    ResponderExcluir
  3. A violência era, muitas vezes, a maneira mais utilizada para punir os escravos. Crei que tal violência, em certos casos, levava à morte. Os escravos eram mal tratados e o seu sofrimento era tanto que prejudicava a sua saúde.
    J-Filipe

    ResponderExcluir